quinta-feira, 14 de abril de 2011

Nordeste e sua deliciosa culinária.

A formação cultural do Nordeste, região com área de 1.561.177,8km2, gerou a mais diversificada culinária do Pais. Marcada, no entanto, por singulares diferenças. São inúmeras as alternativas, a começar pelos pratos vindos da Africa. 
Iniciando pelos abarás e acarajés, na Bahia. Ante-pastos aos vatapás e às moquecas de peixe, de ostras, de camarões, iguanas douradas pelo azeite de dendê. Há, também, pratos à base de peixes dos mais vários tipos, servidos em formas várias: sopas, escaldados, cozidos. E casquinhas de caranguejo, frigideiras de siri mole e cavaquinhas. Na cozinha nordestina há pratos exóticos, elaborados com carnes de porco, de cabrito, de carneiro. E aves. Prazeres que vão desde as tripas à sergipana até a carne de sol à Natal, passando pelo xinxim de galinha e pela galinha d’Angola de Teresina. No Nordeste, ocorre também a feijoada à alagoana, o cozido à baiana, o mocotó e o bobó de inhame. 
Sobre sobremesas, encontram-se: cocadas, sorvetes e refrescos feitos com frutas típicas, como taperebá, manga, araçá, cajú e pitanga, graviola e mangaba. 



Hoje trazemos a você a receita de um dos pratos mais conhecidos desta região, O Acarajé, que normalmente é servido com vatapá, molho de camarão e pimenta, para ficar como dizem os baianos, "bem quente".  





Ingredientes: 

  1. 1/2 Kg de feijão fradinho
  2. 2 cebolas grandes
  3. 250 g de camarão seco ( se colocar o camarão de molho por uma hora em água fria, terá que acrescentar sal, senão, cuidado, para não salgar
  4. 1 colher (chá)  de gengibre ralado
  5. Sal se necessário
  6. Azeite de dendê para fritar 
  7. Vatapá para rechear


Modo de preparo: 

  1. Bata o feijão aos poucos no liquidificador, seco, para triturar.Coloque em uma bacia e cubra com  água.
  2. Espere 1 minuto e retire as casacas que sobem na superfície com uma peneira.
  3. Repita  a operação, trocando a água mais 3 vezes.
  4. Volte ao liquidificador, também aos poucos, agora com água o suficiente para bater, formando uma massa.
  5. Coe em um pano fino, esprema e reserve.
  6. Bata agora no liquidificador, a cebola, o gengibre, e o camarão.
  7. Junte à massa de feijão em uma bacia.
  8. Bata bem com uma colher de pau, mexendo de baixo para cima, para o ar entrar e a massa ficar bem leve, até dobrar de volume.
  9. Coloque o azeite de dendê num tacho e deixe esquentar bem, junte uma cebola média inteira (para não queimar o azeite).
  10. Modele os acarajés com uma colher de pau, pegue uma quantidade de massa da panela e com uma colher de sopa ajude a modelar.
  11. A quantidade de massa para cada acarajé é de 3 colheres de sopa.
  12. Frite e escorra em bastante papel toalha.
  13. Recheie a gosto.



Um comentário: