quinta-feira, 28 de abril de 2011

Por Dentro do Nordeste: Bahia

A Bahia, é um do 27 estados que compõem o nosso Brasil, sendo o sétimo mais rico. Está situada ao sul do Nordeste e é o maior estado da região. Ocupa uma área de 567 295,669 km², sendo pouco maior que a França. Dentre os estados nordestinos, a Bahia representa a maior extensão territorial, a maior população, o maior PIB, além de ser o estado que mais recebe turistas devido sua diversidade cultural e suas festas atrativas.
Lá ocorrem várias festas durante o ano todo, as principais são a Lavagem do Senhor de Bonfim, o Carnaval da Bahia e as diversas micaretas que ocorrem no ano todo sendo este evento momesco fora de época uma criação baiana. Há também o Festa junina São João com destaque para a cidade de Cruz das Almas e Irecê que todos os anos trazem grandes atrações da música brasileira. Ainda tem a tradicional Vaquejada de Serrinha, que acontece sempre junto ao feriado de 7 de setembro.
Sua cultura varida de artesanato com destaque para a cerâmica decorativa, marca da influência indígena, a renda de bilros e outros tipos de bordados, etc.; música, com alguns dos principais nomes, Ivete Sangalo, Raul Seixas, Gilberto Gil, entre muitos outros; o carnaval, com seu conhecido Trio Elétrico; a culinária, com um dos seus principais pratos, o famoso Acarajé; seu dialeto; pontos turisticos e religião.
Devido à sua latitude, o clima tropical predomina em toda a Bahia, apresentando temperaturas elevadas, em que as médias de temperatura anuais, em geral ultrapassam os 30 °C.
Possui três grandes formações vegetais: a caatinga, a vegetação predominante, a floresta tropical úmida e cerrado.
Foram criadas 36 áreas de proteção ambiental (APAs), totalizando 128 unidades de conservação cadastradas no estado, instituídas por decretos e portarias federais, estaduais e municipais. A incidência das APAs se deve a sua adequação e orientação às atividades humanas sendo mais flexíveis. Considerando os diferentes biomas, cerrado, caatinga e floresta (Mata Atlântica), constata-se que com maior percentual de unidades de conservação encontra-se em áreas de florestas devido à sua fragmentação e estado de degradação. As Reserva Particular do Patrimônio Natural (RPPN) surgem como opção de preservação totalizando 46 unidades.
Fica aqui então, o final do segundo post Por Dentro da Bahia, uma grande referência turistica e cultural.


Elevador Lacerda

Igreja de Nosso Senhor do Bonfim

Praia do Farol da Barra

Bloco da capoeira circuito Campo Grande Salvador




Nenhum comentário:

Postar um comentário