quinta-feira, 2 de junho de 2011

A arte de grafitar

O grafite é uma forma de arte contemporânea de características essencialmente urbanas. São pinturas e desenhos feitos nos muros e paredes públicos. Não é simplesmente uma pichação, mas uma expressão artística. Tem a intenção de interferir na paisagem da cidade, transmitindo diferentes idéias. Não se trata, portanto, de poluição visual.

Grafia é a escrita. Nas artes plásticas, a palavra grafite, ou graffito (em italiano), significa marca ou inscrição feita em um muro, e é o nome dado às inscrições feitas em paredes desde o Império Romano. Grafismo, por sua vez, é a maneira de traçar linhas e curvas sob um ponto de vista estético.

No Brasil foi introduzido no final da década de 70, em São Paulo. Os brasileiros por sua vez não se contentaram com o grafite norte-americano, então começaram a incrementar a arte com um toque brasileiro, o estilo do grafite brasileiro é reconhecido entre os melhores de todo o mundo.
Muitas polêmicas giram em torno desse movimento artístico, pois de um lado o grafite é desempenhado com qualidade artística, e do outro não passa de poluição visual e vandalismo. A pichação ou vandalismo é caracterizado pelo ato de escrever em muros, edifícios, monumentos e vias públicas. Os materiais utilizados pelos grafiteiros vão desde tradicionais latas de spray até o látex. 
O Dia Nacional do Grafite é 27 de março e foi instituído após a morte de Vallauri, que ocorreu nesse dia, no ano de 1987.
Principais termos e gírias utilizadas nessa arte; 
  • Grafiteiro/writter: o artista que pinta. 
  • Bite: imitar o estilo de outro grafiteiro. 
  • Crew: é um conjunto de grafiteiros que se reúnem para pintar juntos. 
  • Tag: é assinatura de grafiteiro. 
  • Toy: é o grafiteiro iniciante. 
  • Spot: lugar onde é praticada a arte do grafitismo.
grafitti da comlurb




Nenhum comentário:

Postar um comentário