quinta-feira, 23 de junho de 2011

Campina Grande e a maior festa de São João do mundo

Todos os anos, no mês de junho, Campina Grande (PB) vive o clima de São João, uma das festas mais tradicionais do país.


O vídeo a cima, produzido pela TV UOL, conta a história de como a festa junina tornou-se o maior atrativo turístico da região. Forró autêntico não precisa de apelação. Lute pela preservação da cultura brasileira de qualidade.

Encontre mais informações sobre essa grande festa no site oficial.

quarta-feira, 15 de junho de 2011

Por dentro do Sul: Rio Grande do Sul

  Rio Grande do Sul, um estado da porção sul do Brasil e o mais habitado desta região. O mesmo faz fronteira com outros países, como a Argentina e Uruguai, sendo banhado pelo oceano atlântico assim como o resto do Brasil. Sua capital é Porto Alegre e as pessoas originadas deste estado são conhecidas como Gaúchos, sendo todos acostumados com o clima Subtropical Úmido e Temperado Oceânico.
Os gaúchos são extremamente regionalistas, o que originou uma cultura de música e folclore única e outros diferentes costumes, como o churrasco ao espeto e o consumo de Chimarrão, um chá de ervas, sorvido em cuia especial, nas festas e comemorações.
  Na maioria, o território gaúcho tem relevo formado por planícies litorâneas, planaltos e depressões e isto contribui com o clima e que ele seja uma das únicas porções do Brasil onde ocorrem geadas.
  O Rio Grande do Sul teve ocupação iniciada pelos portugueses em 1627 e, como já dito, adquiriu caráter regionalista o que os fez tentar se declarar república, como na Revolta das Farroupilhas no período regencial, sem sucesso.
  Ele é também um estado com diversas opções para turismo. O mesmo recebe anualmente cerca de 2 milhões de turistas que vão em busca das calmas e frias montanhas e lindas praias, ao norte de seu território.  Além disso, os vinhos produzidos ali também são muito procurados por pessoas que admiram o gosto de refinados e caros vinhos.
  A cultura é marcada por traços gaúchos e europeus. Há mistura de brasileiros, portugueses, alemães e espanhóis, sendo poucos os negros já que ali não houve grande uso de mão-de-obra escrava africana, o que o diferencia do resto do Brasil.

Segue, abaixo, uma lista com informações retiradas do site http://www.brazilsite.com.br/brasil/estados/rgsul.htm

Dados Gerais

  • Localização: 

  • Área: 281.733,99 km²

  • População: 10.187.798

  • Relevo: planície litorânea com restinga e areia, planaltos a Oeste e Nordeste e depressão no centro

  • Ponto mais elevado: serra Geral (1.398 m)

  • Rios principais: Uruguai, Taquari, Ijuí, Jacuí, Ibicuí, Pelotas, Camacuã

  • Vegetação: campos (campanha gaúcha) a Sul e Oeste, floresta troplical a Leste, matas das araucárias a Norte, mangues litorâneos

  • Clima: subtropical

  • Hora local: Horário de Brasília

  • Capital:  Porto Alegre

  • Habitante: porto-alegrense

  • População: 1.360.590

  • Data de fundação: 26/3/1772
Bandeira do Estado Rio Grande do Sul

Porção do Brasil em que o estado se localiza

O famoso churrasco gaúcho

A bebida típica, Chimarrão.

Gaúchos homenageando homens que participaram da Guerra dos Farrapos




quinta-feira, 9 de junho de 2011

Música Popular Brasileira (MPB)

Apreciado principalmente pelas classes médias urbanas do Brasil, a MPB surgiu a partir de 1966, com a segunda geração da Bossa Nova. Na prática, a sigla MPB anunciou uma fusão de dois movimentos musicais até então divergentes, a Bossa Nova e o engajamento folclórico dos Centros Populares de Cultura da União Nacional dos Estudantes, os primeiros defendendo a sofisticação musical e os segundos, a fidelidade à música de raiz brasileira. Seus propósitos se misturaram e, com o golpe de 1964, os dois movimentos se tornaram uma frente ampla cultural contra o regime militar, adotando a sigla MPB na sua bandeira de luta.
Apesar de abrangente, a MPB não deve ser confundida com Música do Brasil, em que esta abarca diversos gêneros da música nacional, entre os quais o baião, a bossa nova, o choro, o frevo, o samba-rock, o forró, o Swingue e a própria MPB.
Os principais artistas de MPB são: Caetano Veloso, Ana Carolina, Chico Buarque, Cássia Eller, Tom Jobim, Cazuza, Gilberto Gil, entre muitos outros.
É isso aí - Ana Carolina

quinta-feira, 2 de junho de 2011

A arte de grafitar

O grafite é uma forma de arte contemporânea de características essencialmente urbanas. São pinturas e desenhos feitos nos muros e paredes públicos. Não é simplesmente uma pichação, mas uma expressão artística. Tem a intenção de interferir na paisagem da cidade, transmitindo diferentes idéias. Não se trata, portanto, de poluição visual.

Grafia é a escrita. Nas artes plásticas, a palavra grafite, ou graffito (em italiano), significa marca ou inscrição feita em um muro, e é o nome dado às inscrições feitas em paredes desde o Império Romano. Grafismo, por sua vez, é a maneira de traçar linhas e curvas sob um ponto de vista estético.

No Brasil foi introduzido no final da década de 70, em São Paulo. Os brasileiros por sua vez não se contentaram com o grafite norte-americano, então começaram a incrementar a arte com um toque brasileiro, o estilo do grafite brasileiro é reconhecido entre os melhores de todo o mundo.
Muitas polêmicas giram em torno desse movimento artístico, pois de um lado o grafite é desempenhado com qualidade artística, e do outro não passa de poluição visual e vandalismo. A pichação ou vandalismo é caracterizado pelo ato de escrever em muros, edifícios, monumentos e vias públicas. Os materiais utilizados pelos grafiteiros vão desde tradicionais latas de spray até o látex. 
O Dia Nacional do Grafite é 27 de março e foi instituído após a morte de Vallauri, que ocorreu nesse dia, no ano de 1987.
Principais termos e gírias utilizadas nessa arte; 
  • Grafiteiro/writter: o artista que pinta. 
  • Bite: imitar o estilo de outro grafiteiro. 
  • Crew: é um conjunto de grafiteiros que se reúnem para pintar juntos. 
  • Tag: é assinatura de grafiteiro. 
  • Toy: é o grafiteiro iniciante. 
  • Spot: lugar onde é praticada a arte do grafitismo.
grafitti da comlurb